• Artigos

  • Relatos

  • Dicas e
    curiosidades

  • Eventos

  • Dicas de
    viagem

O Vinho e a Ilha – Fernando de Noronha

20/05/2011::Lucas Aleixo

No começo do mês de maio/2011 tive a oportunidade de viajar a Fernando de Noronha com o propósito principal de mergulhar nesta tão afamada ilha. Foi um retorno depois de 18 anos desde minha primeira visita, na qual me despertou o gosto pelo mergulho. Me pareceu bastante justo e apropriado retornar ao "ponto de origem" para realizar e comemorar meu mergulho de número 100, junto de minha noiva.

Clique para ampliar
Mergulho nas Cagarras Fundas

A palavra chave já foi dita: "comemorar" e não há comemoração no Belo Vinho sem a bebida de Baco. Mas então veio a primeira indagação antes mesmo da viagem: "Haverá bons vinhos em Noronha para se comprar?", difícil responder. Solução: levar vinhos e taças de casa, desta forma foram devidamente embaladas garrafas de vinhos e taças nas malas. O grande peso/volume do material de mergulho limitou a quantidade de vinhos em quatro garrafas.

Clique para ampliar
Morro Dois Irmãos e Baia dos Porcos

Apesar de levar algumas garrafas, a primeira tarefa ao chegar a ilha foi uma visita ao mercado para comprar água e, claro, verificar a disponibilidade de vinhos. Para minha surpresa há na ilha uma boa variedade de vinhos e por preços justos. Aqui vale uma explicação: em Fernando de Noronha os produtos que vem do continente são mais caros por causa do frete marítimo ou aéreo, mais atravessadores e, talvez, um volume menor de vendas.

Clique para ampliar
Vista do por do sol do Forte dos Remédios

Uma vez estabelecidos e com os devidos mantimentos comprados, fomos em busca de um restaurante para jantar e veio a segunda boa surpresa: a maioria dos bons restaurantes da ilha tem carta de vinhos. Não eram cartas extensas, mas com uma variedade mínima para atender aos diferentes gostos, já os preços seguem a mesma prática dos demais restaurantes do Brasil com margens mais altas do que gostaríamos. Neste momento surge a terceira boa notícia, parte dos restaurantes aceitam que o cliente leve seu próprio vinho mediante pagamento de taxa de rolha (variando de 15 a 30 reais até onde pudemos apurar). E com uma boa conversa, essa taxa podia ser até mesmo relevada.

Clique para ampliar
Restaurante Cacimba Bistrô

Dentre todos os restaurantes que tivemos oportunidade de conhecer, o Restaurante da Pousada Zé Maria se destacou. Um local agradável, bela vista durante o dia, uma extensa horta hidropônica própria, equipe muito educada e o principal: um cardápio bem variado e apetitoso. Posso acrescentar ainda que nos pareceu uma boa relação custo x benefício.

Clique para ampliar
Sobremesa no Restaurante da Pousada Zé Maria

Um outro atrativo do Restaurante da Pousada Zé Maria é o Festival Gastronômico que ocorre ? s quartas e sábados. Onde é servido um farto "banquete" com as mais variadas delícias da culinária regional e internacional, além de uma tentadora mesa de sobremesas. Para acompanhar nestas noites há música ao vivo.

Clique para ampliar
Festival Gastronômico

Clique para ampliar
Sobremesas do Festival Gastronômico

Em um ilha "perdida" no meio do vasto Oceano Atlântico, distante 550 km de sua capital e mais próxima do continente Africano do que de São Paulo, a "Jóia Brasileira do Atlântico", Fernando de Noronha também é morada grata para os amantes do vinho e da boa comida.

Clique para ampliar
Vista para Praia do Meio e Praia da Conceição

Conhecemos e recomendamos também os seguintes locais: Cacimba Bistrô (comida muito boa), Xica da Silva (local bacana e boa comida), Restaurante da Edilma (rolha de 15 reais), Bar do Dudarei (excelente localização), Bar Ginga (um belo PF com filet de peixe) e Barraca das Gêmeas na Cacimba do Padre (comida regional e as bebidas mais geladas da ilha). Este relato é de nossas impressões sobre Noronha, sobre os lugares que tivemos oportunidade de conhecer, então ele não tem objetivo de esgotar as opções gastronômicas de Noronha. Mesmo porque este não era o objetivo de nossa viagem e não pudemos visitar todos os bons restaurantes da ilha. Isso ficará para uma próxima viagem!

Clique para ampliar
Praia do Sancho

 

  • Rex Bibendi
  • Enoteca Decanter
  • Vinho Site