• Artigos

  • Relatos

  • Dicas e
    curiosidades

  • Eventos

  • Dicas de
    viagem

Europa 2010 - Herdade dos Grous Alentejo

01/05/2010::Christovão de Oliveira Junior

Uma Herdade entre o céu e a terra

Herdade dos Grous

            A visita à Herdade dos Grous foi decidida há muitos anos quando em uma edição da Expovinis conheci o enologo Luis Duarte. Luís é uma pessoa educada, muito gentil e um verdadeiro apaixonado pelo vinho. Além disso os vinhos que ele mostrava na exposição eram de grande qualidade. Ao voltar da feira pesquisando sobre a Herdade dos Grous descobri um site que achei, na época, retratava uma propriedade de grande beleza. A decisão foi fácilmente tomada: em minha primeira visita ao Alentejo teria que vistar esta Herdade.
            Sábia decisão que nos levou a um dos mais belos locais do Alentejo. A Herdade  é uma mistura de olivais, vinhas, lago, floresta de sobreiros e lindos campos floridos. O caminho para a vinícola já é um percurso de grande beleza.

A Herdade dos Grous é uma propriedade de 593 hectares que além do já descrito abriga: Vinícola, dois restaurantes, lindos jardins, area de criação de cavalos e um fabuloso hotel da cadeia VILA VITA PARC. As vinhas ocupam menos de vinte por cento da propriedade englobando cerca de 98 hectares.


A Herdade está em Albernôa a poucos quilometros de Beja. Um dos seus lemas é “entre o céu e a terra”.  A imensidão da propriedade e o esplendido céu azul fazem com que este lema tenha todo o sentido para quem visita o local. A Herdade que antes de produzir vinho era um local turístico continua a ser um verdadeiro paraíso para aqueles que gostam de locais diferenciados. Para quem gosta de vinho, então, é um verdadeiro paraíso.
            Apesar dos Grous já não aparecerem com tanta freqüência, as cegonhas são aves de presença constante e que com seu vôo bonito enfeitam a paisagem a todo o momento.


Além de produzir diversos horti-fruticolas aqui existe a criação de ovelhas, vacas e do porco preto. A carne aqui produzida é certificada e tem reconhecimento internacional por sua qualidade.
            Aliás, que me perdoem os espanhóis tão orgulhosos de seu Presunto Ibérico, mas o melhor presunto que já comi é o originado do Porco Preto do Alentejo. Que pena que demorei tantos anos para fazer esta descoberta. Mas, com certeza ele será devidamente apreciado em várias oportunidades e, com certeza, em algumas delas com um bom vinho espanhol (o que nunca falta em minha adega).

O HOTEL


Possui 24 quartos (sendo 3 suites para 4 pessoas), todos com vista para um lago.
As acomodações são muito confortáveis e os apartamentos e suites são sobriamente decorados e muito bem equipados. O hotel oferece diveras opções de atividades aos
hospedes com passeios de cavalo, de bicicleta, passeios de jipe pelas vinhas, diversos esportes aquáticos e um belo salão de jogos.
            Os locais nos quais se pode tomar um vinho são variados e as possibilidades são muito grandes uma vez que o clima no Alentejo vai desde um verão escaldante a um inverno que pode ser muito frio. No outono e primavera as temperaturas podem variar imensamente dentro de um mesmo dia. Isto propicia oportunidades para diferentes atividades.



OS VINHOS

Vinhos degustados (clique nos vinhos para ver a avaliação dos mesmos)

  • Herdade dos Grous Reserva 2007
  • Herdade dos Grous Branco Reserva 2006
  • Herdadde dos Grous 23 Barricas
  • Herdade dos Grous Reserva 2008 Tinto
  • Herdade dos Grous Branco 2008
  • Herdadde dos Grous Moon Harvested
  • Herdade dos Grous Tinto 2008

  • A Herdade possui 55 hectares de castas tintas sendo que Alicante Bouschet, Syrah, Touriga Nacional e Aragonez são as principais tintas. Entre as brancas temos: Antão Vaz, Arinto e Roupeiro. A produção anual é de 350 mil garrafas. O enólogo Luis Duarte tem reconhecimento mundial pelo seu trabalho e foi escolhido em 2007 pela Revista de Vinhos de Portugal como enólogo do ano. Além de enólogo ele é gerente da Herdade. A plantação das vinhas foi toda coordenada por Luis que viu a adega ser inaugurada em 2004.
                Luis é um eterno estudioso da arte de se elaborar vinhos e suas pesquisas e experiencias são constantes. Um dos exemplos é o Moon Harvested que tem sua colheita definida de acordo com as fases da lua que influencia o processo de crescimento da vinha e consequentemente sua maturação. Segundo Luís esta é apenas uma das pesquisas em busca do vinho “perfeito”  fazendo uso de novas ferramentas.




    Na propriedade a disposição dos hospedes e dos visitantes existe um Wine Bar e restaurante e uma bem montada loja com os vinhos da casa.



    No início deste relato eu disse que achei que o site, muito bem feito, mostrava toda a beleza desta vinícola, mas tenham a certeza que nenhum site ou conjunto de fotos pode mostrar tudo o que a Herdade dos Grous tem para oferecer. Percorrer todo este conjunto é algo de se tirar o folego; só mesmo estando presente para desfrutar de todo este encantamento.
                O melhor elogio que eu posso fazer a este paraiso é a promessa que fiz antes de sair de lá: eu ainda vou passar alguns dias neste local; eu mereço! E você que gosta de vinhos pode ter certeza: você também merece!



    • Rex Bibendi
    • Enoteca Decanter
    • Vinho Site