• Artigos

  • Relatos

  • Dicas e
    curiosidades

  • Eventos

  • Dicas de
    viagem

Almoço Expand 2007

29/10/2007::Christovão de Oliveira Junior


No último dia 24/10 a Expand (Alexandre Ferreira e Roberto Moreno) recebeu no Vechio Sogno um grupo de enófilos para um almoço com os produtores italianos Silvia Franco (Nino Franco) e Giordano Emo Capodilista (La Montechia)

Foi uma excelente oportunidade não apenas de conhecer os produtores e seus vinhos, mas principalmente para conhecer as continuas ações de modernização, crescimento e renovação da Expand. Neste período de crescimento acentuado do mercado de vinhos a Expand vem desenvolvendo inúmeras ações no sentido de centrar seu foco no comércio de vinhos, dotando a empresa de uma estrutura de maior agilidade e modernidade. Muitas e boas surpresas estão por vir privilegiando aqueles que buscam qualidade e preço nos vinhos do mercado. Como nestas ocasiões é difícil separar aquilo que se pode publicar daquilo que é um comentário feito em confiança, vamos deixar que a própria Expand divulgue suas ações e seus projetos. Aliás um novíssimo catalogo acaba de sair, já com um bom numero de novos produtores como: Achaval Ferrer, Beringer(Califórnia), Château St. Jean(Califórnia), La Conreria Scala Dei(Espanha), MountNelson-Marchesi Antinori(Nova Zelândia) e muitos outros.

A Nino Franco é considerada uma das principais produtoras de Prosecco da Itália. Seus produtos possuem reconhecimento mundial e o Rústico é considerado por muitos como o melhor Prosecco italiano, tendo recebido 90 pontos de Robert Parker. Os demais espumantes da casa demonstram todo o frescor e elegância desta casta que muitas vezes é muito mal avaliada em nosso país devido diversos produtos de qualidade inferior que se encontra em super-mercados. A Nino Franco a cada safra vem demonstrando a inverdade deste conceito e apresenta espumantes cada vez de melhor qualidade e, principalmente, totalmente adequados ao nosso clima e gosto.

Por outro lada a La Montechia é uma vinícola localizada no coração do Vêneto, na sub-região de Colli Euganei. A vinícola produz vinhos que são exportados para todo o mundo e tem sua tradição principalmente com as uvas Merlot e Cabernet Sauvignon, as quais, nas colinas de Colli Euganei são consideradas praticamente como uvas "locais". Além dessas, nos 45 hectares da propriedade são cultivadas também a Carmenere, a Raboso e as variedades brancas Chardonnay, Moscato Fior D'Arancio e Pinot Bianco.

Todos os vinhos apresentados foram agradáveis surpresas e seus preços são bastante competitivos. No cardápio abaixo os nomes dos vinhos são hiperlinks para uma análise dos mesmos.

Os pratos e vinhos do almoço foram:

1) Canapés Variados
Vinho - Faive Rose Brut

2) Primeira Entrada - Creme Parmentier com caviar e whisky e camarão grelhado
Vinho - Prosecco de Valdobbiadene D.O.C Rive di San Floriano

3) Segunda Entrada - Abrobinha ao forno com lagostim em crosta parmegiana e medalhão de cavaquinha
Vinho - Prosecco di Valdobbiadene D.O.C. Primo Franco

4) Primeiro Prato - Peito de Codorna recheada com blini de milho e molho de vinho com sagu
Vinho - Forzatè Raboso I.G.T. Veneto 2002

5) Prato Principal - Cela de Cordeiro com foie gras grelhado com risoto de pinole trufado
Vinho - Irenèo Cabernet Sauvignon Colli Euganei D.O.C.

6) Sobremesa Cone de Chocolate recheado com creme de açafrão e pêra cozida em especiarias
Vinho - Moscato Fior D'Arancio D.O.C. 2002


Um belíssimo evento promovido pela Expand, no qual o esmero em cada prato e nas harmonizações foi total. Não se pode deixar de apontar a qualidade dos pratos apresentados pelo Chef Ivo Faria e sua equipe. Difíceis de se igualar, para dizer o mínimo.

Parabéns à Expand pelo evento e pelos vinhos apresentados.
  • Rex Bibendi
  • Enoteca Decanter
  • Vinho Site