• Artigos

  • Relatos

  • Dicas e
    curiosidades

  • Eventos

  • Dicas de
    viagem

Encontro com o Vinho e Sabores

19/03/2015::Rodrigo Vieira

Em 2014 decidimos ir a Portugal no mês de novembro e, por uma feliz coincidência, estaríamos em Lisboa na mesma época do ECVS.

Considerada a maior prova de vinhos e sabores de Portugal direcionada ao grande público, não podíamos deixar de conferir esta famosa feira que estava em sua 15ª edição.

O ECVS 2014 teve lugar no Centro de Congressos de Lisboa, Praça das Indústrias, acolhendo com conforto expositores e público.

O pavilhão de Vinhos contava com a participação de mais de 260 expositores representando todas as regiões vinícolas de Portugal. Uma ótima oportunidade não só para provar os vinhos, mas também para conhecer produtores, enólogos e pessoas ligadas ao vinho.

Citando alguns, estavam lá: Álvaro de Castro, Alves de Sousa, Anselmo Mendes, Bacalhôa, Burmester, Cálem, Campolargo, Cortes de Cima, Dona Maria, Dow´s, Ervideira, Esporão, Fundaçâo Eugénio de Almeida, Graham´s, Herdade da Malhadinha Nova, Herdade dos Coelheiros, João Portugal Ramos, José Maria da Fonseca, Kopke, Lavradores de Feitoria, Luís Pato Winegrower, Mouchão, Murganheira , Niepoort, Paulo Laureano Vinus, Prats & Symington, Quinta da Lagoalva de Cima, Quinta das Bágeiras, Quinta do Couquinho, Quinta do Crasto, Quinta do Noval, Quinta do Vale Meão, Quinta dos Roques, Quinta Monte D´Oiro, Ramos Pinto, Raposeira, Real Companhia Velha ,  Reynolds, Sidónio de Sousa, Soalheiro e Vinha Paz , Sogrape Vinhos, Tapada do Chaves, Taylor´S, Van Zellers & Cia, Vértice, Warre´S, Wine Soul e muitos outros.

Havia também o pavilhão dos sabores com larga oferta dos mais deliciosos representantes da gastronomia portuguesa. Queijos, presuntos, enchidos, pães, doces e o famoso leitão da Bairrada entre outras maravilhas. 

Para os mais interessados e dedicados haviam belas Provas Especiais: A Borgonha de Louis Latour, Vertical de Incógnito - Cortes de Cima, De Bordéus ao Douro com vinhos de Jean Michel Cazes, 25 Anos da Revista de Vinhos - 25 Vinhos que fizeram a diferença, Vinhos Barbeito - Malvasias, Lotes e Vinhos Velhos, Os Gloriosos Anos 60 das Caves São João, Os Vinhos da Família Nicolau de Almeida - 3 Gerações ao serviço do Douro e Baga, Bairrada & Baga Friends - A Soberba Colheita de 2011. As Provas Especiais são pagas, mas muito procuradas e os interessados devem se inscrever logo que as vagas são ofertadas. Fiquem de olho no site da Revista de Vinhos!

Quem participou de alguma das provas especiais teve acesso aos vinhos do concurso "A Escolha da Imprensa". Ótimo para ir esquentando os motores e comparar as impressões com as dos jornalistas especializados.

Para completar havia o Espaço de Vinhos Biodinâmicos, que ocupam mais espaço a cada ano e uma Loja de Vinhos com vinhos a preços especiais.

Um evento imperdível e de fácil acesso para os brasileiros, já que Lisboa é o destino europeu mais próximo do Brasil. Vôos diretos tornam a viagem mais curta que alguns destinos no norte e nordeste brasileiro.

A edição de 2015 já tem data marcada. Será de 30 de outubro a 02 de novembro, programe-se!!
 

  • Rex Bibendi
  • Enoteca Decanter
  • Vinho Site