• Artigos

  • Relatos

  • Dicas e
    curiosidades

  • Eventos

  • Dicas de
    viagem

Enoteca Decanter promove almoço com vinhos da El Principal

15/05/2012::Christovão de Oliveira Júnior

Clique para ampliar

Clique para ampliar

No último dia 11/05/2012 a Enoteca Decanter, em mais um de seus inúmeros eventos com a presença de produtores de renome internacional, promoveu um almoço com os vinhos da Viña El Principal. Estiveram presentes a este almoço o enólogo chefe Gonzalo Guzman e o consultor técnico Patrick León.

Clique para ampliar

Os dois fizeram uma apresentação da vinícola e de sua filosofia de trabalho, além de conduzirem uma degustação com vinhos por ela produzidos. Diversas informações sobre o Vale do Maipo, a região de Pirque, as vinhas e o terroir foram explicados aos participantes de forma a mostrar todo o cuidado e toda a complexidade envolvida na elaboração dos vinhos da bodega.

Gonzalo e Patrick foram extremamente simpáticos com todos os presentes e a interação com os participantes foi muito grande, propiciando uma extensa troca de informações.

Os vinhos escolhidos para a degustação serviram para dar uma bela amostra não apenas da filosofia da empresa, como principalmente da qualidade e do potencial dos vinhos. Foram servidos vinhos desde o ano 2000 até o ano 2008, que ainda não está disponível no mercado. Beber as diversas safras dos vinhos por eles produzidos é suficiente para constatar o quão correto é chamar esta vinícola de Ícone no cenário vitivinícola chileno.

Gonzalo Guzman é chileno e tem uma grande experiência em viticultura e vinificação. Seu conhecimento foi adquirido não apenas no Chile, mas também na Nova Zelândia, Estados Unidos, Espanha e França. É o Diretor Técnico da El Principal desde 2005.

Clique para ampliar

O consultor Patrick Leon é francês e está trabalhando com a El Principal desde 2006. Sua experiência poderia ser resumida no fato de ter sido Diretor Técnico do Château Mouton Rothschild por 20 anos. Entretanto é importante ressaltar que ele fez parte do desenvolvimento dos projetos Almaviva e Opus One.

A Viña El Principal

No início dos anos 90 Jean Paul Valette, ex-dono do Chateau Pavie em Bordeaux decidiu criar uma nova bodega no Vale do Maipo. Ele se juntou à família Fontaine para escolher um local especial para a produção de vinhos especiais. O local escolhido para se plantar as vinhas foi a fazenda El Pincipal de Jorge Fontaine. Para ele o local escolhido parecia possuidor de clima, solo e altitude capazes de originar vinhos de extraordinária qualidade com caráter e identidades únicos. Seu objetivo era o de criar vinhos que fossem a genuína e pura expressão do terroir que os originaria.

A vinícola tem hoje 92 hectares de vinhas. A quantidade de cada uma das cepas plantadas é:

Cabernet Sauvignon – 60%
Carmenere – 20%
Malbec – 3%
Petit Verdot – 2%
Sauvignon Blanc – 6%
Syrah – 5%
Cabernet Franc – 4%

Os vinhos degustados foram: (clicar nos vinhos para ver a minha avaliação)

Clique para ampliar

Mais um evento especial propiciado pela Enoteca Decanter, que vem se destacando em BH pelo número e principalmente pela qualidade de seus eventos. A oportunidade de conversar com os enólogos e de degustar os vinhos da El Principal foi um privilégio para aqueles que tiveram oportunidade de participar do almoço e do jantar promovidos por Flavio Morais e sua equipe. Um agradecimento especial a Nelton Fagundes com a sua costumeira gentileza e capacidade.

Clique para ampliar

 

  • Rex Bibendi
  • Enoteca Decanter
  • Vinho Site