• Artigos

  • Relatos

  • Dicas e
    curiosidades

  • Eventos

  • Dicas de
    viagem

Verdemar apresenta: espanhóis diferenciados a preços incríveis.

11/03/2013::Christovão de Oliveira Júnior

O consultor Carlos Arruda nos preparou uma bela surpresa para o primeiro Painel de Vinhos Verdemar do ano de 2013: um conjunto de vinhos espanhóis com uma relação Preço x Prazer difícil de ser encontrada. Importante ressaltar que além de se preocupar com os preços oferecidos ao consumidor, um grande foco do Supermercado e sua equipe, é o de oferecer aos enófilos de BH vinhos diferenciados. Este conceito aplica-se tanto a pequenos e distintos produtores dentro de regiões afamadas, como é o caso da Rioja e da Ribera Del Duero, quanto a regiões menos divulgadas, como Almansa e Monsant. Mas a diferenciação não para por aí: fomos apresentados a vinhos varietais de vinhas velhas de Garnatxa Negra, também a um blend de Tempranillo, Garnacha e Viura, assim como vinhos de Mazuelo e Syrah. Ou seja, poderíamos muito bem chamar esta degustação de algo como: “O prazer fora das trilhas conhecidas”. Seria apenas uma forma de chamar a atenção dos amantes do vinho para uma coisa que exerce tremenda atração sobre eles: vinhos que fogem à semi-padronização mundial. Nada melhor para quem está cansado de castas que cada vez mais são “mais do mesmo” independente da região onde são produzidas.

Clique para ampliar

No que diz respeito a trazer novidades, se renovar, explorar variedades antigas e práticas semelhantes, a Espanha é um país sem igual e esta degustação foi a prova cabal disto. Os vinhos apresentados podiam todos ser chamados de “ fora do comum” no mais estrito senso desta expressão. Alguns deles apresentavam até uma rusticidade que, longe de ser um ponto negativo representa uma característica importante e saborosa de suas vinhas e de seu terroir. Beber é acima de tudo desvendar estilos originais e reveladores da história de um local, aí incluídos homens e vinhas. Este foi o tema desta degustação: vinho de preços mais do que justos para a qualidade que fornecem. E, acima de tudo, vinhos de uma grande originalidade.

Posso dizer com absoluta certeza que de todos os muitos painéis que venho participando no Verdemar há muitos anos, este foi um dos melhores e mais cheio de gostos e aromas diferenciados. Um evento difícil de ser igualado e que felizmente colocou à nossa disposição vinhos que, com toda certeza, passarão a fazer parte de nossa adega. Um grande brinde à equipe do Verdemar!!!

Clique para ampliar

Vinhos que foram degustados (clique nos nomes dos vinhos para ver mais detalhes deles bem como sua avaliação):

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

 

  • Rex Bibendi
  • Enoteca Decanter
  • Vinho Site