• Artigos

  • Relatos

  • Dicas e
    curiosidades

  • Eventos

  • Dicas de
    viagem

Relatos da Aurea 2009

05/06/2009::Aurea Recchia

Histórico

Nossa propriedade " Les Grandes Vignes ", situada em Pontlevoy, Touraine, França tem este nome desde antes dos anos 1700. Certamente, nesta época, os monges da Abadia de Pontlevoy aqui cultivavam uvas, e faziam vinho, como testemunha o lagar que ainda existe e que nos restauramos e transformamos na já conhecida Pousada " Le Pressoir ". Para maiores detalhes, nosso site www.lesgrandesvignes.com esta a disposição.

Quando adquirimos a propriedade, ha. cerca de 10 anos, o vinhedo não mais existia. Como parte do plano que tínhamos de restaurar e resgatar a historia desta propriedade, havia a idéia de se implantar um novo vinhedo, dentro desta propriedade cercada de muros centenários. Com nossa pequena experiência vitícola, iniciada em 1999, a partir dos nossos vinhedos de Oisly, distante cerca de seis quilômetros de nossa propriedade (seis hectares de Sauvignon Blanc, que produzem um vinho branco, por diversas vezes premiado e elogiado pela critica especializada) decidimos iniciar este projeto, Patrick, Aurea e eu.

O primeiro passo foi conseguir as autorizações diversas para implantar o vinhedo e obter a qualificação AOC. A seguir, decidimos optar por uma cepagem diferente, todavia dentro da família dos Sauvignons. Com um amigo da região, produtor de mudas, conseguimos convencê-lo a nos preparar mudas de " Sauvignon Gris " ou " Sauvignon Griggio ", cepagem esquecida da qual existem poucos hectares (menos que 10) no mundo realmente produtivas. E em maio de 2007, plantamos nosso vinhedo de 1 hectare, composto em sua maioria de Sauvignon Gris. Desde então, Patrick (muito) e eu (um pouco) cuidamos deste vinhedo para fazer dele um produtor de uvas excepcionais e um vinho que, esperamos, esteja ao nível das uvas produzidas. Em 2008, já tínhamos produzido alguma quantidade de uvas as quais, por força de regulamentação da AOC, não poderiam ser utilizadas para produzir vinho. Todavia Patrick e eu decidimos vinificar uma pequena quantidade destas uvas. Deste vinho, do qual estou atualmente cuidando da maturação, teremos a disposição algumas garrafas, que não serão comercializadas. Esta primeira micro safra, denominada P0, será a única vinificada por nosso filho Patrick.

Estado atual do vinhedo

A poda de inverno foi terminada. Iniciada por Patrick, que já tinha podado cerca de 50%. Esta operação foi terminada por um mutirão de amigos nossos viticultores, numa operação de solidariedade excepcional. Este mutirão também se preocupou em dobrar de forma adequada o único galho que é deixado nesta poda (ver foto anexa). As operações posteriores de trato, limpeza do terroir, podas diversas e demais etapas técnicas foram por mim terceirizadas com um viticultor amigo nosso. Os demais cuidados ficarão a meu cargo. Hoje, os primeiros brotos estão aparecendo. O estado sanitário do vinhedo esta excelente. Apenas um ultimo comentário: esta poda de inverno, muito tardia, faz parte de nossa estratégia, aplicada com sucesso no nosso vinhedo de Oisly. De fato, a planta reconhece a poda de inverno como sendo o sinal verde para iniciar o processo interno de produção. Retardando ao Maximo esta poda, observamos que a planta, represando suas energias durante todo o inverno, esta pronta para explodir suas capacidades produtivas. Um pouco como um cavalo de corrida nos " starting blocks " pronto para pular na pista apos uma espera um pouco longa. Observamos que isto poderia ser um fator positivo na produção de uvas de qualidade. Veremos se isto se verifica no nosso caso.

Até o próximo relato.



  • Rex Bibendi
  • Enoteca Decanter
  • Vinho Site