• Artigos

  • Relatos

  • Dicas e
    curiosidades

  • Eventos

  • Dicas de
    viagem

Relatos da Aurea 2009

05/06/2009::Aurea Recchia

Vinhedo "Les Grandes Vignes"

Estado atual do vinhedo
As primeiras folhas já tomaram conta do vinhedo. Flores e micro cachos já estão aparecendo.





Tivemos um período de duas a três semanas de tempo extremamente ruim e perigoso para os vinhedos nesta fase, por causa dos riscos de granizo. Realmente, quando possível, acompanhei seguidamente a previsão do tempo. Não que pudesse fazer algo em caso de granizo. Todavia a ameaça por enquanto não se concretizou, mas não esta totalmente afastada. Todavia, em algumas regiões de Bordeaux, o estrago foi total.

O estado sanitário do vinhedo é bom, sem parasitas ou fungos de qualquer espécie.



Estacas quebradas (sempre acontece quando se anda de trator dentro do vinhedo) e guias de arame partidas foram trocadas.

Os micro cachos são realmente muito bonitos e impressionam pela qualidade. Se isto se verificar, pode ser que tenhamos que fazer uma " poda verde ", isto é, retirar os cachos supérfluos para privilegiar a qualidade.



Decidimos que as áreas entre fileiras de pés de uvas seriam gramadas (ver foto): varias razoes para tal. Em primeiro lugar, a grama é um concorrente sério para as videiras, e, a longo prazo, é uma forma interessante de se "domar" um pouco a tradicional força e vigor desta trepadeira, cujo objetivo maior é de produzir o mais possível de frutos (a qualidade não importa) para assegurar a perenidade da espécie. Outra razão é constituir um reservatório de umidade quando o tempo esta muito seco, e ser assim uma fonte suplementar de água para as videiras. E, " last but not least", esta verdura pode ser uma excelente diversão para todas essas pragas que devem preferir, pelo menos para algumas espécies, o verde tenro de uma grama a folhas mais rudes de videiras. Sem esquecer finalmente o aspecto estético que não deixa de ser interessante.

Até o próximo relato.

  • Rex Bibendi
  • Enoteca Decanter
  • Vinho Site