• Artigos

  • Relatos

  • Dicas e
    curiosidades

  • Eventos

  • Dicas de
    viagem

Uma Vertical de Casa Ferreirinha Reserva Especial

11/08/2015::Daniel Chaves

Uma prova de "quase" Barca Velhas

(Daniel Chaves)


Participei no início deste ano, em Sete Lagoas/MG, de uma belíssima prova de 3 safras do Casa Ferreirinha Reserva Especial. 
A Casa Ferreirinha é responsável pela produção de um dos grandes ícones do mundo do vinho, o Barca Velha. 
Este vinho nasceu das mãos de Fernando Nicolau de Almeida que, depois de uma recomendação do famoso enólogo Émile Peynaud, passou a se dedicar ao seu antigo sonho de elaborar vinhos tintos maduros na Quinta do Vale do Meão, viajando à França e Espanha para estudar técnicas de vinificação. 
Para conseguir um tinto de qualidade superior Fernando chegou a desenvolver soluções criativas, como um recipiente para a fermentação com paredes duplas, onde colocava gelo que mandava vir de Matosinhos em caminhões, passando por estradas de difícil acesso. Isto porque um dos grandes inimigos do processo de fermentação no Douro Superior é o calor excessivo, e na década de 50 eram raras as quintas com eletricidade, tornando quase impossível o controle da temperatura nas cubas de fermentação. Com uma fermentação mais lenta e controlada, o vinho atingiu um nível de qualidade surpreendente.
A custa deste trabalho e em condições rudimentares, em 1952 nasceu o primeiro Barca Velha, só comercializado 8 anos mais tarde, quando Fernando entendeu que ele finalmente estava pronto para o consumo.

Mas e o Reserva Especial?
Bom, o Barca Velha é um vinho produzido somente em anos especiais. A origem do Barca Velha e do Reserva Especial é a mesma – vinhos que atualmente são produzidos essencialmente com uvas da Quinta da Leda, criteriosamente escolhidas na vinha, e novamente na recepção da colheita na vinícola, para depois serem vinificadas com uma atenção redobrada. Dependendo da característica da safra a estas uvas juntam-se algumas outras colhidas nas zonas altas do Douro superior, que conferem ao vinho o frescor e a acidez essenciais ao seu equilíbrio. Terminada a fermentação, o vinho passa por um estágio em barricas de carvalho francês, e as melhores são selecionadas para um lote final.
 
Durante um longo estágio em garrafa, que varia de 06 a 10 anos, normalmente não sabe se o que está lá será comercializado como Barca Velha ou Reserva Especial. A evolução do vinho vai sendo constantemente avaliada, sendo lançado ao mercado apenas no momento em que a equipe de enológos considera que ele está apto a acompanhar uma refeição, ainda que tenha uma longa vida pela frente. A decisão de declarar o vinho como Barca Velha vincula-se sobretudo a esta fase final, com base na avaliação do seu potencial de envelhecimento: apenas obtêm a designação Barca Velha as colheitas sobre as quais não houver a menor dúvida sobre a sua longa vida em garrafa. Isto é, se o vinho demonstra uma qualidade diferenciada mas a equipe entende que ele não atinge um potencial de guarda excepcional, o vinho é lançado como Reserva Especial. 
No tempo de Fernando Nicolau de Almeida muitas amostras eram provadas à mesa em sua casa, e reza a lenda que a opinião da mulher era decisiva. Hoje, Luís Sottomayor - e antes dele José Maria Soares Franco - continua de alguma forma o ritual, ouvindo a opinião dos mais próximos. Contudo, a decisão final é sempre da equipe de enológos. Em 62 anos tivemos 17 Barca Velha e apenas 16 Reserva ou Reserva Especial.

Como se pode imaginar, a escolha não é nada fácil, e não são raros os anos em que um vinho é lançado como Reserva Especial e a crítica, ou até os próprios enólogos responsáveis, questionam esta decisão posteriormente. As safras de Reserva Especial 1980 e 1997, em especial, chegaram a superar safras de Barca Velha em degustações. Nesta prova degustamos 03 safras de Reserva Especial que parte da crítica sugeriu que poderiam muito bem terem sido declaradas como legítimos Barca Velhas. E, de fato, são vinhos excepcionais.

Seguem as notas: 

Casa Ferreirinha Reserva Especial 1980

Casa Ferreirinha Reserva Especial 1990

Casa Ferreirinha Reserva Especial 2007

  • Rex Bibendi
  • Enoteca Decanter
  • Vinho Site