Definir alguma coisa sempre é complicado, principalmente porque, quando se cria uma definição corre-se o risco de simplificar demais o significado do que se quer definir. Quando acrescentamos o "fator vinho", então, as coisas podem se complicar ainda mais. O "fator vinho" é toda a complexidade que se encontra no mundo enológico: é a gota de orvalho em uma uva, é a magia de um terroir, é o suor do viticultor, é o tilintar das taças, é o sentimento do enólogo, é a poeira sobre uma garrafa, é o reflexo límpido de um vinho, é conversa com um amigo, é a perlage de um champagne... 

Como é impossível separar o "fator Vinho" do Belo Vinho, seria uma audácia definir o que é o Belo Vinho. 

O Belo Vinho surge em Março de 2004 impulsionado por 2 membros do Fórum Enológico da Academia do Vinho. A idéia era congregar os confrades daquele fórum que residem em Belo Horizonte e região em reuniões freqüentes. O grupo foi crescendo e o Belo Vinho criou identidade própria de uma bela confraria. O nome de nossa Confraria não vem ao acaso; fala de nossa forma de ver o vinho, mas fala também da cidade na qual vivemos e a qual quisemos homenagear: Belo Horizonte.

Com o amadurecimento do grupo, 6 de seus membros resolveram buscar novos rumos. Atuando de forma independente da confraria, queremos ampliar nossa relação com o mundo do vinho. Nossa intenção é publicar nossas experiências e descobertas, como artigos, relatos de viagens, de visitas a vinícolas ou de participação em feiras e, principalmente, nossas notas de degustação. Para tal, é importante destacar que não mantemos vínculos de qualquer natureza com empresas ligadas ao vinho, assim, as informações aqui presentes retratam apenas nossas opiniões pessoais, com o máximo de isenção possível. Somos influenciados tão somente pela paixão pelo vinho.

Os membros

Somos, acima de tudo, apaixonados pelo vinho. Nossa amizade começou,
se solidificou e cresce em torno do vinho. O vinho não é o nosso ganha pão, é nossa inspiração.

O sonho que compartilhamos é que o nosso trabalho possa ajudar a difundir e valorizar a
cultura enólogica.

  • Christovão de Oliveira Jr.

    Engenheiro Eletricista, Diretor de Degustação da SBAV-MG, escritor de relatos e crônicas sobre o vinho na internet e viajante inveterado para regiões vinícolas. Visitou diversas áreas e produtores no Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, África do Sul, França, Alemanha, Espanha, Portugal e Itália. Ministra cursos básicos e avançados sobre vinhos e regiões vinícolas.

    Definindo de forma breve sua relação com o vinho: Copiando Cole Porter: I got you under my skin; so deep in my heart you’re really a part of me! (Eu o tenho sob minha pele; tão fundo em meu coração que você realmente faz parte de mim!) 


    christovao@belovinho.com.br
    Christovão de Oliveira Jr.
  • Daniel F. Pedrosa Chaves

    Bacharel em Direito, professor do curso de formação de sommeliers da ABS-Minas, co-fundador da Confraria Belo Vinho, apaixonado por Vinhos e Gastronomia. Desde 1999 se dedica ao estudo do vinho, participando de diversos cursos, eventos e feiras relacionadas a este mundo fascinante, além de visitar regiões vinícolas diversas em Portugal, Itália, França, Espanha, Suiça, Grécia, Estados Unidos, Chile, Argentina, Uruguai e Brasil. Dirige degustações, palestras, cursos básicos e de regiões específicas, e presta consultoria especializada na área. 

     


    daniel@belovinho.com.br
    Daniel F. Pedrosa Chaves
  • Juliano Palmieri Lage

    Analista de Sistemas. Membro ativo da Confraria Belo Vinho, participa de várias degustações e visitou diversos produtores de vinho na França e Chile. Vindo de família de ascendência italiana, teve o vinho presente desde a infância, que se transformou numa paixão em constante evolução.


    palmieri@belovinho.com.br
    Juliano Palmieri Lage
  • Rodrigo Vieira Pinto

    Empresário, enófilo, ex-diretor da SBAV-MG, louco por vinho e tudo que o envolve. Constantemente ligado ao mundo do vinho, participa de feiras, degustações e eventos. Viaja com frequência a regiões vinícolas onde visita seus produtores. Já esteve em países como França, Itália, Espanha, Portugal, Estados Unidos, Brasil, Chile e Argentina. Dirige cursos, degustações e palestras sobre vinhos.


    rodrigo@belovinho.com.br
    Rodrigo Vieira Pinto
  • Lucas Aleixo


    Formado em Ciência da Computação, enófilo, co-fundador da Confraria Belo Vinho em 2004, amante dos vinhos e de seu mundo! Acreditando que a melhor forma de conhecer um vinho é entender sua cultura, visitou diversas áreas produtoras no Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Itália, Portugal, Alemanha e França. Jurado por três vezes da Revista Veja "Melhores de Belo Horizonte". Estudioso do vinho desde 2001, dirige degustações e cursos sobre vinhos.
     


    lucas@belovinho.com.br
    Lucas Aleixo
  • Pollyana Gomes Dias

    Trabalha com vinhos desde 2003, atuando na área de vendas: atacado e consumidor; consultoria de cartas de vinhos, adegas particulares e comerciais; treinamento de equipes de garçons e vendedores de lojas de vinhos; cursos de vinhos para o consumidor final. Frequentemente participa de feiras de vinhos no Brasil e no exterior, além de visitar produtores de vinhos e regiões viníferas no Brasil e no exterior como: Argentina, Chile, Uruguai, Nova Zelândia, Itália, Portugal, Espanha. Já fez diversos cursos nessa área e atualmente se especializa através do WSET (Wine and Spirit Education Trust).


    lya@belovinho.com.br
    Pollyana Gomes Dias
  • Rex Bibendi
  • Enoteca Decanter
  • Vinho Site